Thursday, February 05, 2009

Opinião - Veganos

Ontem no programa prova oral da Antena 3 tivemos uma bela sessão em que o tema era o Veganismo Sexual. Basicamente é exactamente a mesma ideologia adicionando o facto de que apenas se envolvem em relações intimas com pessoas que defendam a mesma ideologia.
Como há muita gente que nem sonha o que isto é...


Aqui fica a Ideologia


( disponivel na wikipedia )
http://pt.wikipedia.org/wiki/Veganismo


Os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal (alimentares ou não), nem usam produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.
Para o vegano, animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher para o homem. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo, sexismo e outras formas de preconceito e discriminação. Preferem usar os termos "animais não-humanos" ou "seres sencientes", em vez de "irracionais".
Embora a filosofia vegana venha sendo praticada há milhares de anos por pequenas comunidades ou indivíduos[carece de fontes?], o termo inglês vegan foi criado em 1944, por Donald Watson mais seis vegetarianos estritos[1]. Trata-se de uma corruptela da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan. Em português se consideram as três primeiras e três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo - fem. vegana). Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo.
Muitos começaram sendo apenas (ovolacto)vegetarianos (indivíduos que não comem carne), como o grupo se separou da Associação Vegetariana Inglesa por deixar de consumir laticínios ou quaisquer produtos de origem animal e fundou a Vegan Society[2], Primeira Sociedade Vegana, cujo slogan é: "Promovendo meios para uma vida livre de produtos de origem animal, em benefício das pessoas, dos animais e do planeta".
As razões para ser vegano variam de indivíduo para indivíduo. Geralmente, como demonstra o slogan citado, baseia-se em argumentos nutricionais (ou de saúde em geral), ecológicos ou ambientalistas, éticos ou filosóficos, religiosos, de sustentabilidade, etc. Todavia, é bom ressaltar que um vegano é, nada mais nada menos, um consumidor diferente, e pode abrigar as mais diversas ideologias dentro da prática de consumo considerada vegana.



Agora aqui fica a minha opinião

Eu pessoalmente não tenho nada contra esta filosofia de vida ou contra as opções que cada um toma, no fim de contas isto é mesmo uma democracia certo??

O que eu acho mais engraçado no meio de isto tudo é que as pessoas que estavam nesse belo programa de radio a defender essa teoria têm uma aparente necessidade de mostar que eles é que estão certos e de que os outros é que estão errados.
Para reforçar a sua argumentação e para melhor defenderem as suas ideias lançam numeros de estudos das nações unidas e estudos realizados pela universidade de Harvad, contudo tenho a sensação de que lhes falta um pouco de autocritica.


Conseguimos ouvir uma das defensoras desta ideia a dizer que este modo de vida não tem nada a ver com obsessão, uma vez que para os veganos este modo de vida é tão normal como respirar... e eu pensei cá para mim... ora claro, se para mim matar 3 gajos a tiro de manha a caminho do emprego for tão natural como respirar isto não tem nada a ver com obsessão... é uma coisa perfeitamente natural. O pessoal que é obsessivo compulsivo no fundo no fundo não é obsessivo, só gosta é de lavar as mão 300 vezes ao dia e ver se a portas estão fechadas 30 vezes, afinal a palavra obsessão deixa de fazer qualquer sentido desde que isso seja uma coisa tão natural como respirar... epá tenham paciencia.
Uma das coisas mais interessantes de ouvir foi o facto de que os defensores desta filosofia de vida não chegam sequer a por a hipotese de que ao optarem por um estilo de vida estremamente restritivo estão tambem a por de parte algumas coisas que a vida tem de bom...


Defendem o valor da vida animal... muito bem.... nada deve fazer sofrer os animais... certissimo... mas fumam?? Claro que sim... então mas isso faz mal a alguem?? Bebem alcool?? Claro que sim... então mas isso faz algum mal à saude??
No meio de tanta proteção da vida animal afinal parece que a sua propria vida não é assim tão importante...
Mas... quando a coisa corre para o torto e os veganos estão apertados o que é que acontece??
Hummm.....

Medicamentos, cosméticos, higiene e limpeza
Evitam o uso de alguns remédios alopáticos, por serem testados em animais. Podem optar pela fitoterapia, homeopatia ou qualquer tratamento alternativo. Alguns não tomam vacinas ou soros, mas podem violar os princípios veganos quando alternativas não estiverem disponíveis em caso de emergência ou urgência.
O vegano defende o surgimento de alternativas para experiências laboratoriais, como testes in vitro ou cultura de tecidos. São divulgadas entre a comunidade vegana extensas listas de marcas e empresas de cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal não testados em animais.


Ahhhhhh.... com que então quando são precisos uns medicamentozitos já não faz mal limpar o sebo a uns animaizitos?? Epá porque é que não fazem como as testemunhas de jeová que mesmo quando estão para os pés para a cova não fazem transfusões de sangue?? Temos que levar as coisas a serio não é??

Isto realmente os extremismos não são o meu “cup of tea”, qualquer dia ainda vai aparecer um estudo qualquer das nações unidas ou de Harvard que prova que as plantas têm sentimentos e que quando se corta uma arvore afinal ela tem uma dor profunda e que isso tambem é um gesto de tortura sobre os animais ( desta vez vegetais)... e tal e coiso e não sei o que....

Ainda estou para ver um movimento... ops... filosofia de vida ( assim é que é ) que defenda que o pessoal só pode beber aguinha e comer... sei lá... sola de sapato... mas de polyester....

No comments: