Foi de longe a viagem mais atribulada de todas as que fiz.
Buenos Aires é uma cidade fantástica, disso não restam quaisquer duvidas. Têm um charme europeu e requintado, tem pormenores que fazem lembrar Paris, mas adocicado com o sabor latino e os ritmos do tango. As avenidas largas e compridas que põem a nossa "liberdade" no bolso. As arvores no meio das avenidas, o clima temperado os edifícios de estilo francês, os cafés de esquina, a carne fantástica, os presuntos e queijos, as parrilhadas... ok, para quem não conhece coloque por favor na lista de destinos a visitar!!!
Agora quando visitarem a Argentina lembrem-se que uma coisa é Buenos Aires, outra coisa é a Argentina...
Tive que ir a uma cidade chamada La Rioja, perto dos Andes a aproximadamente 1.200 km de Buenos Aires, e foi aqui que a coisa se começou a complicar.
Para lá tudo bem, o avião partiu e chegou a horas, nada a dizer... para cá é que foi mais difícil.
Voo de La Rioja para Buenos Aires atrasado 4 horas e ficamos em risco de perder a ligação para Madrid. Decidimos fazer 500 km de carro até uma cidade chamada Córdoba de onde teríamos o nosso voo para Buenos Aires.
Mais um problema, quando chegamos ao aeroporto de Córdoba reparamos que há fogo no aeroporto e todos os voos foram cancelados, o nosso motorista já se tinha ido embora... e agora o que fazer? A ligação para Madrid estava perdida, transporte para Buenos Aires de autocarro demorava 10 horas e o aeroporto estava encerrado sem data de abertura e segundo informações da companhia aérea não era certo que abrisse no dia seguinte.
A decisão foi, alugar um carro e fazer 720 km até Buenos Aires...
A coisa até parecia simples, entretanto alteramos o vôo de regresso com a agencia de viagens, e marcamos um hotel em Buenos Aires.
O carro até não era mau... uma espécie de Jeep à moda da América do Sul, a qualidade de construção bastante duvidosa e com um grande problema, ao fim de 100km já tinha consumido quase 1/2 do deposito de gasolina, ou seja estava a gastar entre 15 a 2o litros a cada 100km.
Isto até não parece mal o problema é quando não vemos qualquer bomba de gasolina nos 100kms anteriores.... mas tudo bem lá nos safamos!!!
Visa e cartão de crédito é coisa de que aparentemente os argentinos, ou então apenas aqueles que têm bombas de gasolina não gostam muito, estávamos sempre a levar com a bela expressão "efectivo"!!! Mais problemas, os pesos estavam a acabar, lá conseguimos encontrar um banco para levantar uns pesos depois de nos perdermos 2 vezes e perguntarmos a 3 pessoas diferentes. Mas como não podia deixar de ser o nosso amigo "Murphy" estava connosco... quando chegamos à bomba de combustível, claro que nesta ultima já aceitavam cartão de crédito e até um ATM dentro da estação de serviço... perfeito.
A acrescentar à saga, não tínhamos nem mapa nem GPS no carro, logo em caso de urgência usávamos o GPS do iphone que rapidamente deixou de funcionar porque a bateria "foi à vida" num instante!!!
Lá conseguimos chegar a Buenos Aires, o mais difícil era dar agora com o caminho para o aeroporto. Indicações não existiam e quando paramos para perguntar, parece que estamos a perguntar por qualquer coisa que nem existe. O nosso caminho afinal era o correcto... e 9 horas depois de termos saído de Córdoba lá estávamos nós a deixar o carro no aeroporto. Apanhamos um táxi para o hotel e claro que até aqui tivemos problemas já que nos faltavam 3 pesos para pagar a corrida... ok o taxista com pinta de "fitipaldi da bombonera" lá fez a coisa por 3 pesos a menos!
No dia seguinte o check in foi outra surpresa, afinal a troca de voos passou-nos também de Business class, para classe económica. Normalmente isto não seria grande problema, a questão é que depois de 18 horas de carro no dia anterior a ultima coisa que nos apetecia era passar as próximas 13 horas sentados num assento minúsculo com as pernas a bater no banco da frente e sem conseguir dormir! Aqui tenho que fazer uma critica ao sistema da Star Aliance, que faz com que 2 gajos cada com o cartão gold da TAP, com mas de 500 mil milhas acumuladas não possam fazer um upgrade porque estão a voar lufthansa!!! Cómico no mínimo!!!
Anyway, aqui tive sorte porque já tinha algumas milhas no cartão da lufthansa e lá usei 25 mil para um upgrade para mim... infelizmente faltavam 7 mil para o upgrade para o meu colega!!! Mea culpa shame on me....
Com tudo isto, e com todas as confusões devo dizer que foi das viagens mais engraçadas dos últimos tempos!!! Não para repetir mas por certo para mais tarde recordar....
Aqui ficam algumas fotos!!!